1 - Limpeza com álcool ou algum outro produto de limpeza retira o desinfetante da superfície? Posso aplicar álcool depois de passar o spray Long Lasting?
A limpeza com álcool ou desinfetantes depositados sobre o filme, após tempo de contato, irá solubilizar e remover a película. O ideal é aplicar após a higienização da superfície com os produtos de interesse. Serão feitos testes com Crockmeter via metodologia padronizada para medir abrasão.
Sugestões: https://www.taberindustries.com/test-methods-crockmeter (ASTM D6279-20, p. ex.)


2 - Sabemos que o produto funciona em laminado sintético, mas em madeira também funciona?
A madeira poderia absorver a solução filmogênica. A questão com os materiais é apenas a compatibilidade destes com a água da fórmula.

Parecer do Laboratório (Prof a Dr a Clarice Weis Arns): O spray TNS foi avaliado após aplicação nas superfícies Aço Inox, Laminado sintético, Granito e Tecido plano e em ambas as superfícies foi eficaz na inativação de partículas virais (Coronavírus (Cepa MHV)) por pelo menos 72 horas, e, portanto, recomendamos o uso como potencial agente virucida para grupo dos Coronavírus e no combate a COVID-19.

3 - Excesso de atrito pode retirar o produto? Por exemplo, tocar várias vezes em uma maçaneta de porta ou sentar várias vezes em uma mesma cadeira.
Atualmente, a ISO executada atesta longa duração sem precisar de etapas de abrasão. Assim, a eficácia por 72h é garantida independente de haver ou não abrasão. 

4 - O produto resiste na superfície aplicada mesmo se pegar sol e chuva constante? 
Sob sol, sim. O produto foi testado sob condições extremas de temperatura (54°C) durante 14 dias conforme metodologia OECD 113, e manteve o teor de ativo conforme exigências da ANVISA.

Sob chuva o produto perde sua capacidade de formação de filme reduzindo assim o seu tempo de ação. O produto foi desenvolvido e testado para ter sua máxima performance em ambientes internos.

Observação: Os ensaios foram realizados em laboratório NB-2 (Biosafety Level 2) seguindo as Recomendações da ANVISA Art. 1 e Art. 3 da IN 04/13 e IN 12/16 e metodologias descritas nas normas: INTERNATIONAL STANDARD ISO- BS ISO 21702:2019 (First edition 2019-05-27): “Measurement of antiviral activity on plastics and other non-porous surfaces” e do Instituto Robert Koch – RKI) e obedecendo às Boas Práticas de Laboratório (BPL).

5 - Caso o hotel queira treinar um de seus funcionários para realizar a aplicação do produto, é possível? Seria de fácil aplicação?
Sim, fácil aplicação.

No relatório do Spray da InvitroCell atesta-se: “O item de teste “TNS-1” foi classificado como irritante dérmico (Categoria 1 ou 2)”. A matéria-prima utilizada é classificada como irritante categoria 2, menos nociva, conforme consta na FISPQ.

A aplicação deve ser feita com cuidado, porém regulatoriamente falando, a Anvisa não exige uso de EPIs para o uso deste produto.

Evite inalação ou aspiração, contato com os olhos e contato com a pele. Depois de utilizar este produto, lave e seque as mãos.

Em caso de contato com os olhos e a pele, lave imediatamente com água em abundância. 

Em caso de inalação ou aspiração, remova o paciente para local arejado e consulte imediatamente o Centro de Intoxicações ou o médico levando o rótulo do produto.

Em casso de emergências toxicológicas entrar em contato com Centro de Intoxicações (CEATOX). O número do disque-Intoxicação 0800-722-6001.

Não é necessário luva ou máscara durante a aplicação para a categoria de Risco 1 - Limpador de uso geral.

Se aplicado por nebulização utilizar óculos, máscara e luva.
 

6 - É possível apenas borrifar o produto na superfície ou precisa passar um pano? As duas metodologias formariam uma película protetora. Qual a melhor maneira de aplicar o spray?
Apenas borrifar.

A utilização do pano SOMENTE se precisar remover o excesso da solução filmogênica.

Borrifando ou nebulizando a solução na superfície é suficiente para que haja a formação da película protetora e sua ação por pelo menos 72 horas.

7 - Como sei que o Desviralize resistirá por 72 horas, considerando várias pessoas utilizando o mesmo ambiente por diversas vezes?
A prova seria somente pelos laudos técnicos. O produto foi avaliado em condições simulando um ambiente com alta umidade e temperatura amena. 

Observação do Experimento: As amostras foram colocadas em placas de Petri fechada e incubadas sob leve agitação, incubadas a (25 ± 1) °C com umidade relativa não inferior a 90% por diferentes tempos até 72 horas.
Após o período de incubação de 72 horas as amostras foram colhidas e avaliadas em relação a sua eficácia contra partículas virais de Coronavírus (Cepa MHV).

9 - Em que materiais eu posso aplicar o produto?
O spray pode ser aplicado sobre qualquer superfície lisa e que possibilite a formação e filme, no entanto teve sua eficiência comprovada por até 72h através de laudos da Unicamp nas superfícies: têxtil, polimérica, aço inox e granito. 

 

10 - Posso aplicar em roupas infantis ou roupas de bebê?
Sim, os testes comprovam eficácia em têxteis. Não há distinção entre roupas infantis de outras na ANVISA (não é regulamentado). O que não é permitido é o uso desse saneante como antisséptico - isto é, uso em humanos, com a roupa vestida.
Marcos: O produto mancha tecidos brancos?

Não mancha. O teste foi realizado com tecido branco (a um pickup de 80% da massa do tecido).


11 - Posso mudar o tempo de aplicação para ‘a cada’ 72 horas, conforme a duração do produto?
A indicação “a cada 72h” não é preconizada nos modos de uso da ANVISA.

 

12 - Quando devo reaplicar o spray?
Entre 0 e 72h após a aplicação.

 

13 - Devo esperar o produto secar?
Sim

 

14 - Depois de lavar as roupas, devo reaplicar?
Sim, o produto é diluído até a remoção após as lavagens.

 

15 - O spray Desviralize Longlasting elimina o vírus da COVID-19?
Sim. Apesar dos testes não terem sido realizados com cepa SARS-CoV-2 os testes foram realizados com modelo de Coronavírus cepa MHV, Gênero Betacoronavírus (mesmo gênero e família dos SARS-CoV-1, SARS-CoV-2/Covid19, MERS). Nas palavras dos pesquisadores: “recomendamos o uso como potencial agente virucida para grupo dos Coronavírus e no combate a COVID-19”.


16 - O produto é certificado?
O produto é notificado à Anvisa e possui eficácia comprovada em laboratório. O spray classificado como classe 1 não é passível de registro na ANVISA.


17 - Posso utilizar em pisos? Posso utilizar em paredes?
A superfície de laminado sintético utilizada pode ser tomada como referência para paredes e pisos lisos, com relação a umidade. Paredes sem reboco ou pintura recaem no item previamente discorrido, sobre superfícies rugosas que podem não permitir a formação de filme ou infiltração. Tem a questão da gravidade também, necessitando o uso de nebulizador para evitar acúmulos.

Para visualizar os laudos clique aqui.